Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Home
História
Equipe
Objetivos
Galeria de Fotos
Galeria de Videos
Conheça a Paraíba
Dicas
Equipamentos
Guias de Pesca
Matérias
Notícias
Pacotes de Pesca
Peixes
Pescarias :: Relatos
Roteiros de Pesca
Tábua de Marés
Depoimentos
Links
Contato
Webmail
 Pratica o Pesque-e-solte?
 
As vezes
Sim
Não
 
  
Total de Visitas: 324639
Seu IP: 54.163.91.250

Paraíba

Os atrativos naturais da Paraíba estão por toda parte, opções de lazer não faltam. Conheça a Paraíba ecológica; do litoral ao sertão, a prática de esportes radicais e de aventuras é favorecida por lugares pitorescos e pela geografia do Estado; a Paraíba rural é deslumbrante; as tradições, o artesanato, e a culinária paraibana são inigualáveis. Este Estado possui belezas naturais impressionantes e um conjunto arquitetônico que fala de sua grande história.

A Paraíba possui lugares onde a natureza se mostra abundante e com singular exuberância. Quando a preservação é aliada ao uso racional, o meio ambiente mostra-se generoso. Reservas de mata atlântica resplandecem belas e fartas em fauna e flora. É o caso do Jardim Botânico Mata do Buraquinho que protege o manancial de mesmo nome, com aproximadamente 500 hectares, é considerada a maior área verde em ambiente urbano do país. Possui uma fisionomia exuberante, destaca-se pela extensão e importância ecológica, apresentando não só espécies típicas da mata atlântica como também elementos da flora amazônica. Está localizada bem próximo do campus I da UFPB, onde existem também pequenas áreas remanescentes da mata atlântica em diferentes estágios de preservação. Desde a década de 80 diversas propostas para a transformação da área em unidade de conservação foram elaboradas.

A Paraíba guarda encantos naturais de singular beleza. O Estado se descortina para o lazer desde o seu litoral com praias paradisíacas, passando pelo Agreste e Brejo; Cariri e Curimataú até o Sertão. Em qualquer dessas regiões é possível encontrar recantos deslumbrantes e as delícias de uma culinária regional com tempero inigualável. Em várias partes do Estado os sítios arqueológicos enobrecem a paisagem de mata típica, rica em cactos e mandacarus. No Brejo proliferam as trilhas que levam a lugares de singular beleza como a Cachoeira do Roncador... Do Agreste ao Sertão as serras erguem-se imponentes como quem se oferece à descoberta. São lugares adornados pelas plantas nativas, que resistem à seca para chegar à primavera oferecendo flores raras como as orquídeas.

:: JOÃO PESSOA - Capital da Paraíba

A porta de entrada do Brasil, João Pessoa, a capital da Paraíba, é a cidade mais verde e oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro. Sol, mar, verde, muita qualidade de vida e tranqüilidade esperam por você.

A capital do estado da Paraíba, além das belas praias de areia branca banhadas por um mar azul, é uma cidade que tem características muito especiais. Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa foi fundada em 1585 e possui um rico patrimônio arquitetônico, há belas construções barrocas do século XVIII. João Pessoa possui extensas áreas de matas naturais preservadas, praças e jardins, o que faz com que seja considerada uma das cidades com um dos maiores índices de área verde por habitante do mundo. Outro aspecto interessante da capital paraibana é que lá está o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, que pode ser visto do Farol do Cabo Branco.

Nas proximidades de João Pessoa há bons locais para passeios de barco, como as piscinas naturais do Picãozinho e da Ilha da Areia Vermelha. Um programa tradicional é assistir ao pôr-do-sol na praia do Jacaré, de um dos barzinhos a beira-mar ao som de "Bolero", de Ravel. Há ainda passeios de bugue ou barco nas praias da região.

A culinária nordestina é muito bem representada em João Pessoa. Há restaurantes que servem pratos típicos, dentre eles a carne-de-sol, uma das especialidades mais famosas do estado da Paraíba... O artesanato feito de barro e estopa, pode ser encontrado no Mercado de Artesanato Paraibano... Em João Pessoa fica a Segunda maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, em área urbana. O Jardim Botânico ou a Mata do Buraquinho, tem várias espécies da flora e da fauna tropical e trilhas para caminhadas.

Não deixe de visitar: O belo conjunto arquitetônico em estilo barroco, o Palácio da Redenção e o prédio que sediou a Faculdade de Direito, construções do final do século XVI. O Teatro Santa Rosa, de 1889, é um dos mais antigos do país ainda em atividade. O Forte de Santa Catarina, seus canhões tem mais de 400 anos, fica no município de Cabedelo, a 25 km de João Pessoa, onde tem o porto brasileiro mais próximo da Europa.

:: Algumas outras atrações turísticas na Paraíba

Campina Grande

Na região da Serra da Borborema, interior da Paraíba, Campina Grande é um dos mais importantes pólos urbanos do agreste nordestino, com população superior a 350 mil habitantes e intensa atividade comercial. A cidade promove importantes eventos populares, e também a vaquejadas (uma modalidade de rodeio, típica do nordeste). A cidade nasceu no final do século XVII, a partir de um aldeamento de índios, tornado-se a Vila Nova da Rainha em 1790. O espelho-d’água do Açude Velho é uma das referências da paisagem da cidade. O espaço antes ocupado pelo Açude Novo foi transformado em uma agradável área de lazer, com jardins, anfiteatro, bares, restaurantes e o Museu de Arte Assis Chateaubriand. Tem ainda o Museu do Algodão e o Histórico e Geográfico. Uma interessante opção de passeio é conhecer o misterioso sítio arqueológico do Ingá; lá o turista encontrará a interessante Pedra do Ingá: com mais de 20 metros apresenta uma série de inscrições em alto-relevo, cuja origem ainda é desconhecida.

Conde

Apesar da sede do município de Conde ficar distante da costa, possui um litoral com bonitas praias. A 22 km ao sul da capital do estado, João Pessoa, a pequena cidade teve origem no século XVII. As pousadas e os restaurantes são simples. Alguns ficam de frente para o mar. Foi invadida por holandeses e em 1668 os invasores foram expulsos. PRAIAS - Tambaba: é a mais conhecida. Barra do Gramame: Tem recifes e mar calmo e abriga casas simples de pescadores, que são alugadas para os visitantes. Jacumã: A mais movimentada, fica em frente ao povoado de mesmo nome, que oferece infra-estrutura turística. Carapibus e Tabatinga: Há recifes que formam piscinas naturais. Coqueirinho: como diz o nome, é repleta de coqueiros; semideserta possui fontes de água doce e um mirante que proporciona ampla vista da costa. Barra do Garaú, Bela e Abiaí: ao sul, estão localizadas em região de fazendas e em alguns trechos mantêm aspecto primitivo.

:: Pólos turísticos - Litoral Norte

Encontro de rios com o mar, praias de falésias, esportes náuticos, reservas indígenas, monumentos históricos e muita receptividade; para cativar você, na divisa com João Pessoa, vem a portuária e histórica cidade de Cabedelo

:: Pólos turísticos - Litoral Sul

Rumo aos mares do Sul, o destino é a costa das piscinas. São praias quase desertas, apesar de estarem a poucos quilômetros de João Pessoa. A beleza da região é de perder o fôlego. Aproveite a praia de Coqueirinho e a praia Bela.

:: Pólos turísticos - Brejo

Formado por matas, rios e cachoeiras. A região produz a deliciosa e autêntica rapadura nordestina. Na pequena Araruna está a gigantesca Pedra da Boca. Os esportes radicais são muito praticados na região. O teatro Minerva, um dos mais antigos do Brasil e os casarões, heranças do tempo colonial, merecem uma visita

:: Pólos turísticos - Cariri

Para quem segue os passos da aventura uma grande dica é viajar em trilhas do tempo gravadas nas pedras do território do sol. A paisagem litorânea vai ficando para traz, enquanto a aventura, mais perto

:: Pólos turísticos - Sertão

Mais ainda para o interior da Paraíba, no extremo oeste do estado, tem atrações que vão além dos limites da pré-história. Com certeza, prontas para surpreender e conquistar você. - Prazer em Conhecer!

 Nome:
 Email: